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SHOWROOM HOURS

Mon-Fri 9:00AM - 6:00AM
Sat - 9:00AM-5:00PM
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NORMAS CIENTÍFICAS

Confira os Prazos

Período

Descrição

Até 25 de Outobro de 2017 SR(A) CONGRESSISTA, A COORDENAÇÃO GERAL DO IXFIPED INFORMA QUE A SUBMISSÃO DE TRABALHOS FOI PRORROGADA ATÉ O DIA 25/10 AS 12H, ENVIE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA E-MAIL: contato@fazeacontece.com.br

BAIXE AQUI A FICHA DE COMPROVAÇÃO DE INSCRIÇÃO

DÚVIDAS PELO CONTATO + 55 91 3223-8575

09 de Outubro de 2017 1ª Divulgação de resultados de trabalhos enviados
Até 25 de Outubro de 2017 Limite para envio de correção, caso o trabalho necessite de correções
30 de Outubro de 2017 Resultado Final da avaliação dos trabalhos

Resumo das Normas

ENVIO DE TRABALHO: Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online. Acesse aqui o formulário.

IMPORTANTE: No cabeçalho do trabalho submetido deverá conter o grupo de trabalho ao qual o tema esteja vinculado.

AUTOR PRINCIPAL: Apenas o autor principal submete o trabalho.

COAUTOR: Apenas o autor principal pode indicar os coautores e orientador do trabalho. Os coautores têm que estar cadastrados no site do evento e serem adicionados na plataforma no momento da submissão do trabalho, já o nome do orientador tem que ser digitado no campo específico na plataforma. Caso esse procedimento não seja seguido, não será possível a inserção posterior e os nomes não constarão no certificado de apresentação do trabalho, tão pouco na publicação dos ANAIS.

DATA DE ENVIO DE TRABALHO: SR(A) CONGRESSISTA, A COORDENAÇÃO GERAL DO IXFIPED INFORMA QUE A SUBMISSÃO DE TRABALHOS FOI PRORROGADA ATÉ O DIA 25/10 AS 12H, ENVIE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA E-MAIL: contato@fazeacontece.com.br

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IMPORTANTE: Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos enviados por e-mail.

IDIOMAS: Português.

MODALIDADE: Comunicação Oral e Pôster.

Comunicação Oral e Pôster: Submissão em resumo expandido.

IMPORTANTE:  O autor poderá indicar a forma de apresentação pretendida, porém, à comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado.

GRUPOS DE TRABALHO (GT): Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos grupos de trabalho.

ARQUIVO DO TRABALHO: O arquivo deverá ser adicionado na plataforma de submissão, conforme normas estabelecidas no item MODALIDADE.

IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

DATA E HORÁRO DE APRESENTAÇÃO: Os trabalhos devem ser apresentados na data, horário e local definidos e divulgados no site do evento.

MODIFICAÇÃO DE PARTICIPANTES: Não será permitida a inserção de participantes na plataforma online após a submissão de trabalhos, sejam eles autores, coautores e/ou orientador.

MODIFICAÇÃO DE ARQUIVO DE TRABALHO: Não será permitida a troca de arquivo na plataforma online após a submissão do trabalho.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos para o IX FIPED devem ser cuidadosamente revisados antes da submissão. Trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

Grupos de Trabalho

Cada proposta de trabalho deverá estar vinculada a apenas um dos eixos temáticos relacionados abaixo:

  • Grupos de Trabalho
    • GT01 – HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO, ANTROPOLOGIA E MEMÓRIAS
    • GT02 – EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA
    • GT03 – ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
    • GT04 – CORPOREIDADE, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
    • GT05 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    • GT06 - POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
    • GT07 - AVALIAÇÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    • GT08 - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE
    • GT09 - ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    • GT10 - LITERATURA INFANTIL
    • GT11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIAS DO CAMPO
    • GT12 - EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES
    • GT13 – EDUCAÇÃO INDÍGENA, QUILOMBOLA E RIBEIRINHA
    • GT14 - EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
    • GT15 – CURRÍCULO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    • GT16 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE
    • GT17 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICA E METODOLOGIAS DE ENSINO
    • GT18 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
    • GT19 – PEDAGOGIA, ÉTICA, RELIGIÃO
    • GT20 – ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA
    • GT21 – JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    • GT22 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÉTICA PLANETÁRIA
    • GT23 – EDUCAÇÃO SUPERIOR: GESTÃO E FINANCIAMENTO
    • GT24 – EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
    • GT25 – MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR
    • GT26 – ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
    • GT27 – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
    • GT28 – GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    • GT29 – PARFOR
    • GT30 – EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA

Inscrição

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR:  2 (dois).

QUANTIDADE MÁXIMA DE PARTICIPANTES POR TRABALHO: 3 (três) participantes ( autor, coautore e orientador).

NOVO PRAZO E CONDIÇÃO: SR(A) CONGRESSISTA, A COORDENAÇÃO GERAL DO IXFIPED INFORMA QUE A SUBMISSÃO DE TRABALHOS FOI PRORROGADA ATÉ O DIA 25/10 AS 12H, ENVIE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA E-MAIL: contato@fazeacontece.com.br

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DÚVIDAS PELO CONTATO + 55 91 3223-8575

PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 4 (quatro) palavras-chave.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o autor e os co-autores deverão estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada.

CONTEÚDO E DIREITOS AUTORAIS: O conteúdo expresso nos trabalhos submetidos para o evento são de responsabilidade do(s) autor(es), co-autor(es) e orientador devendo os mesmos observarem as normas científicas e as especificidades para as modalidades disponíveis (comunicação oral e pôster). A Comissão Científica e Organizadora não se responsabilizam pelo conteúdo e inserção de autoria dos trabalhos propostos. É indicado, ainda, observar a legislação referente à "gestão coletiva de direitos autorais" (BRASIL, 2015).
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8469.htm

Comunicação Oral

O participante deverá enviar um resumo contendo no máximo 500 palavras, de 3 a 4 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho no qual os principais pontos são destacados. Resumo expandido não é um resumo longo.

ESTRUTURA DO RESUMO

O texto deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 6 (seis) páginas (incluindo referências). Margens superior e inferior de 3cm, esquerda e direita de 2cm.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12. Especificar, em nota de rodapé, a origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular ou outros).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas com as iniciais maiúsculas, centralizados, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12 e negrito.

Formação ou titulação do(s) autor(res): abaixo de seus respectivos nomes, centralizado fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, sem negrito.

Afiliação do(os) autor(es): abaixo da titulação do(s) autor(es) inserir nome completo da instituição de origem.

Resumo: Deve ser elaborado em fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito e centralizado. Deve conter no máximo 500 palavras.

Palavras-Chave: No mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto.

Texto: Deve ser dividido conforme a natureza do trabalho e o plano de escrita do próprio autor. Mas recomenda-se que tenha as seguintes divisões: Introdução (Justificativa e objetivos), Desenvolvimento (Uma seção para Revisão de Literatura e outra para os Resultados e Discussões). Podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras). Conclusão e Referências.

Os autores deverão submeter os seus trabalhos de acordo com as exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando as edições mais recentes, a saber:

  1. NBR 6022 - Artigo Científico;
  2. NBR 10520 - Citações;
  3. NBR 6023 - Referências;
  4. NBR 6028 - Resumo;
  5. NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: COMUNICAÇÃO ORAL (*.doc)

Pôster

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

O participante deverá enviar um resumo contendo no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, 3 palavras-chave, além do arquivo do artigo, conforme estrutura listada abaixo.

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho no qual os principais pontos são destacados. Resumo expandido não é um resumo longo.

ESTRUTURA DO RESUMO

O texto deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 6 (seis) páginas (incluindo referências). Margens superior e inferior de 3cm, esquerda e direita de 2cm.

Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12. Especificar, em nota de rodapé, a origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular ou outros).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas com as iniciais maiúsculas, centralizados, fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12 e negrito.

Formação ou titulação do(s) autor(res): abaixo de seus respectivos nomes, centralizado fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 12, sem negrito.

Afiliação do(os) autor(es): abaixo da titulação do(s) autor(es) inserir nome completo da instituição de origem.

Resumo: Deve ser elaborado em fonte Time New Roman ou Arial, tamanho 10, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, com o título em negrito e centralizado. Deve conter no máximo de 500 palavras.

Palavras-Chave: No mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) palavras-chave, separadas por ponto.

Texto: Deve ser dividido conforme a natureza do trabalho e o plano de escrita do próprio autor. Mas recomenda-se que tenha as seguintes divisões: Introdução (Justificativa e objetivos), Desenvolvimento (Uma seção para Revisão de Literatura e outra para os Resultados e Discussões). Podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras). Conclusão e Referências.

Os autores deverão submeter os seus trabalhos de acordo com as exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando as edições mais recentes, a saber:

  1. NBR 6022 - Artigo Científico;
  2. NBR 10520 - Citações;
  3. NBR 6023 - Referências;
  4. NBR 6028 - Resumo;
  5. NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento.

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Modelo de papel timbrado para submissão de trabalhos: PÔSTER (*.doc)

Apresentação de Trabalho

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os co-autores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o pagamento da inscrição do autor principal e dos co-autores deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. Os autores apenas poderão submeter trabalhos na forma de Resumo expandido.

COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

ESTRUTURA DO PÔSTER

Identificação:

  1. Título do trabalho (idêntico ao do resumo aceito). Fonte: Arial, 66, negrito e centralizado.
  2. Nomes do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro. Fonte Arial, 32, negrito e centralizado.
  3. Instituição de origem. Fonte Arial, 32, caixa alta, sem negrito e centralizado.

Texto:

  1. INTRODUÇÃO – Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  2. OBJETIVOS - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  3. REVISÃO DE LITERATURA - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  4. METODOLOGIA - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  5. RESULTADOS - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  6. CONCLUSÃO - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.
  7. REFERÊNCIAS - Fonte Arial, 44, Caixa alta e negrito. Fonte do texto: Arial 28.

Modelo de Fixação: Livre, mas a preferência é com cordão para pendurar.

Formato recomendado: 90cm X 120cm.

O uso da logomarca do evento é obrigatório. Citações e referências conforme normas da ABNT.

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:

COMUNICAÇÃO ORAL:   15 MINUTOS (sendo 10min para apresentação e 5min para arguição).

PÔSTER:  2 HORAS.

Avaliação

NORMA: À Comissão Científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

MUDANÇA DE ÁREA TAMÁTICA E MODALIDADE: À comissão científica reserva-se o direito de reclassificar a área temática e modalidade selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site.

AUTORIDADE: À Comissão Científica reserva-se o direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

Certificado

DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO: Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS: Na ÁREA DO PARTICIPANTE no ícone DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS.

EMISSÃO DE CERTIFICADOS: O CREDENCIAMENTO, A ASSINATURA DAS LISTAS DE PRESENÇA DAS ATIVIDADES E O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DO AUTOR PRINCIPAL E COAUTORES SÃO OBRIGATÓRIOS PARA QUE SEJAM EMITIDOS OS CERTIFICADOS.

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