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Grupos de Trabalho

Coordenadores/as: Profa. Dra. Clarice Melo (UFPA); Profa. Dra. Maria José Aviz (UFPA); Profa. Dra. Fátima Matos (UFPA); Prof. Dr. Dedival Brandão (UFPA). Ementa: O GT objetiva agregar interdisciplinarmente investigações sobre o objeto educação (escolar e não escolar) sobre a perspectiva histórica; Fontes, Teoria e Métodos; Cultura Escolar, Memória e Oralidade; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições Escolares; Experiências de Aprendizagem; Ensino de História da Educação.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Soraya Brandão (UEPB). Ementa: As culturas infantis e a Pedagogia da Infância. A criança e suas múltiplas linguagens. O currículo e a ação pedagógica na Educação Infantil. A organização dos espaços/tempos da educação infantil. Professoras e professores da Educação Infantil: formação, identidade, profissionalização. A infância na realidade brasileira. As políticas públicas na educação infantil. O cuidar e o educar no cotidiano da educação infantil. Conteúdos e princípios da proposta curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI. A pesquisa no cotidiano da educação infantil: perspectivas de interação na formação do sujeito.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Celita Paes (UFPA). Profa. Dr. Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima (IEMCI/UFPA) Prof. Dr. Elizabeth Orofino Lucio (UFPA) Ementa: Este grupo de trabalho reconhece a alfabetização como a aquisição do sistema convencional de escrita e o letramento como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. Considerando o exposto objetiva agregar propostas de investigação que reflitam sobre as práticas de múltiplas linguagens, leitura e escrita na alfabetização, considerando que a criança alfabetiza-se, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situações de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído (SOARES, 2004). Portanto, a pretensão é reunir estudos que focam o processo da linguagem, oral ou escrita, a variação linguística e os gêneros textuais/discursivos, bem como o uso da diversidade linguística em Livros Didáticos; discutir sobre as concepções de linguagens, letramento e alfabetização; formas de aquisição da leitura e da escrita; metodologias de alfabetização.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Márcio Raiol (UFPA); Prof. Dr. Augusto Sarmento-Pantoja (UFPA). Ementa: Reunir pesquisadores e profissionais que discutam o lúdico no desenvolvimento humano; perspectiva teóricas sobre o brincar e o lúdico; currículo e a pedagogia do brincar; Educação infantil e o brincar: reflexões e possibilidades; Brincar na escola; O brincar e sua relação com a ludomotricidade, afetividade, educação em valores e conhecimento das linguagens; corporeidade e sua relação com o conhecimento sensível mais o conhecimento racional. Jogos, brinquedos e brincadeiras étnico raciais indígenas e quilombolas. Brincar e o multiculturalismo. O brincar para as crianças com necessidades educativas especiais. Aprendizagem e práticas lúdicas criadoras; Intencionalidade pedagógica lúdica; Métodos ludiformes; Investigações e projetos lúdicos.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Bruno Rodrigues dos Santos (UFPA); Profa. Dra. Arlete Marinho Gonçalves (UFPA); Profa. Ana Claudia de Sousa Alves Profa. Ms. Iara Aparecida Paiva (UEMA). Ementa: Objetiva-se debater aspectos conceituais, epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que subjazem à inclusão escolar de crianças, jovens e adultos com deficiência, como: projeto compartilhado, currículo adaptado, organização flexível, barreiras atitudinais e/ou inclusivas na comunidade educacional e formação docente. Desse modo, ao selecionar relatos de experiências, resultados de pesquisas na graduação ou pós-graduação, que contenham em seus corpus questões inerentes às bases e práticas escolares de orientação inclusiva, busca-se, principalmente, refletir, evidenciar e problematizar experiências e ações que estão contribuindo para um ensino para todos/as, e que são propagadoras de novas possibilidades educacionais.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Alexandre Cals (UFPA); Profa. Dra. Ney Cristina Oliveira (UFPA); Profa. Dra. Telma Guerreiro (UFPA); Profa. Dra. Terezinha Monteiro (UFPA). Ementa: Reunir pesquisadores/as que desenvolvam estudos no âmbito da política, do planejamento e da gestão da educação nos diferentes níveis, nacional, estadual, municipal, e/ou em gestão escolar, com ênfase em atividades de pesquisa, ensino ou extensão. Como também investigações interrelacionadas com espaços identificados como não-escolares. E ainda textos que invistam em análise/avaliação de políticas voltadas à educação: documentos oficiais, práticas públicas/institucionais, limites e possibilidades de tais ações no contexto escolar. No campo da gestão educacional discutir: conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola.

Coordenadores/as: Prof. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Prof. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Ementa: Apresentar o resultado de estudos e pesquisas sobre a avaliação em diversas nuances: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional; avaliação integrada de políticas públicas definidas para a educação que relacionem a importância da prática da pesquisa para a formação docente; avaliação dos impactos das avaliações em larga escala sobre os sistemas de ensino. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação. Tipos, métodos e instrumentos de avaliação. Avaliação escolar e institucional no contexto do sistema educacional brasileiro (SAEB, ENEM, ENADE, PROVA BRASIL, PISA).

Coordenadores/as: Prof. Dr. Alexandre Martins Joca (UFCG/AINPGP); Profa. Dra. Emina Santos (UFPA); Profa. Dra. Vilma Brício (UFPA); Prof. Dr. Fernando filho; Ementa: O GT tem como objetivo socializar saberes e conhecimentos sobre gênero, diversidade sexual e escola, oriundos de experiências desenvolvidas nos espaços acadêmico (do ensino, da pesquisa e da extensão) e nos demais espaços de formação. Desta maneira assume-se uma dimensão de relevância social, na medida em que nossa sociedade, apesar dos avanços no campo da sexualidade, tem demonstrado bastante intolerância e resistência em reconhecer e valorizar as diferenças e de compreender os direitos sexuais enquanto direitos humanos, portanto, como necessários à efetivação de uma educação, de fato, para todas e todos. Pretende-se, assim, pensar práticas educativas escolarizadas que proporcionem relações sociais positivas com LGBTT no ambiente escolar, apresentando subsídios importantes para a análise do trato com e sobre a diversidade sexual no espaço escolar. Acredita-se que socializar saberes, conhecimentos e questionamentos acerca das fragilidades e possibilidades do espaço escolar é uma importante estratégia para desenvolver uma educação sexual sob a perspectiva do enfrentamento ao sexismo e à homofobia.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Ivana de Oliveira Gomes e Silva (UFPA) Prof. Dr. Paulo Lucas da Silva (UFPA) Prof. Ms. Renato Cadore (UFMA) Ementa: O GT pretende debater sobre pesquisas e relatos de experiências que analisem interdisciplinarmente os fundamentos da educação com ênfase nos campos de estudo/recortes da Antropologia, Filosofia e Sociologia. Nesta perspectiva, pretende-se ampliar o debate sobre a relação e a contribuição desses campos do saber para a educação e suas reflexões sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a educação.

Coordenadores/as: Prof. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Prof. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Ementa: Este GT objetiva congregar pesquisas em andamento ou finalizadas, experiências de extensão e/ou intervenções pedagógicas que versem sobre a literatura infantil até as temáticas contemporâneas encontradas, especificamente sobre o texto ou sobre a relação entre texto e imagem, além de pesquisas que tenham como base os pressupostos da Estética da Recepção e questionamentos sobre a configuração do leitor pressuposto na literatura infantil e na própria formação do leitor.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Virgílio Nascimento (UFMA); Prof. Dr. Salomão Hage (UFPA); Prof. Dr. Salomão Antonio Mufarrej Hage (UFPA); Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva (UFPA); Prof. Dr. Afonso Wellington (UFPA). Ementa: O GT pretende reunir pesquisas que tratem das discussões pedagógicas, políticas, históricas e sociais acerca da educação do campo e de sua militância; Práticas de ensino; Relatos de experiências; Concepções curriculares e metodológicas; Pedagogia da Alternância e Questões Agrárias, formas de otimizar as metodologias da pedagogia da alternância, pedagogia da terra e itinerante voltadas a educação do campo/comunidades, focalizando os seguintes eixos: Estudos Migratórios, Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Juventude Rural, Sociologia Ambiental, Alfabetização, Educação do Campo, Economia Solidária, Economia Humana.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Mara Rita Duarte de Oliveira (UFPA) Ementa: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem se mostrado eficaz para a formação de novos profissionais na área da educação. A oportunidade de vivenciar o espaço escolar, assim como de planejar aula em conjunto com os professores supervisores, tem proporcionado aos alunos bolsistas um crescimento, no âmbito educacional, satisfatório, já que, na sua maioria, tem seu primeiro contato com as escolas através do programa. Esse GT tem por objetivo socializar, através de artigos científicos, as atividades desenvolvidas pelos bolsistas PIBID, em sala de aula, juntamente com os professores supervisores do projeto e com as escolas parceiras. Para isso, propomos discutir nesse GT como tem sido as experiências do projeto PIBID com relação às atividades que vêm sendo desenvolvidas no projeto e quais foram os resultados obtidos até então, uma vez que o PIBID atualmente atende vários cursos da graduação, desenvolvendo vários tipos de atividades lúdicas por meio do uso de imagens, música, cinema, teatro entre outras atividades como a elaboração de livros didáticos, que podem ser desenvolvidas nas escolas parceiras, cujos resultados e experiências esperamos socializar aqui neste espaço.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Doriedson Rodrigues (UFPA); Prof. Dr. José Bitencourt (UFPA); Profa. Dra. Eliana Teles (UFPA); Profa. Ms. Eliana Campos Pojo (UFPA); Profa. Ms. Maria Barbara da Costa Cardoso. Ementa: A relação dos saberes pedagógicos, conceituais, curriculares e metodológicos nos processos de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não-escolares, articulando cultura, multiculturalismo e diálogos de saberes nos contextos da educação para os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos considerando estas relações na perspectiva do Pensamento Decolonial e da emergência do saber local. Apresentar resultados de trabalho que contemplem as questões teóricas e didáticas pedagógicas, relacionadas aos saberes e fazeres vivenciados nas escolas e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhos).

Coordenadores/as: Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB/AINPGP) Profa. Dra. Risomar alves dos Santos (UFCG/Campus Cajazeiras). Ementa: O GT objetiva reunir pesquisadores/as, professores/as e estudantes interessados/as em discutir o processo de implementação da Educação Étnico-Racial a partir da institucionalização das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que determinaram a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no sistema educacional de ensino – em todos os níveis. Assim, refletir sobre os avanços, os obstáculos e os limites encontrados ao longo do processo de implementação de uma educação voltada para o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico-racial no Brasil.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Genylton Rocha (UFPA); Profa. Dra. Amélia Mesquita (UFPA), Profa. Dra. Iza Helena Travassos (UFPA); Profa. Dra. Joyce Ribeiro (UFPA). Ementa: Partindo do pressuposto de que o “ensino” constitui‐se como zona de fronteira e que possui uma especificidade epistemológica que permite diálogos promissores com o campo do Currículo, o GT se propõe a discutir relatos de experiências e resultados de pesquisas ou pesquisas em andamento objetivem investigar os sentidos de currículo em interface com o ensino escolar nas diferentes etapas e modalidades educacionais e suas implicações para a formação e a prática docente. Inclui: reflexões e discussões contemporâneas no campo da didática e suas interfaces com os desafios e demandas atuais da escola. Debates em torno da didática, a formação docente e contribuições para a Educação Básica.

Coordenadores/as: Prof. Ms. Jameson Ramos Campos (UEPB/AINPGP); Profa. Dra. Josenilda Maués (UFPA); Profa. Dra. Gorete Cardoso (UFPA); Profa. Dra. Vivian Lobato (UFPA). Ementa: Discutir questões relacionadas aos processos de formação e profissionalização docente e temas relacionados diretamente ao trabalho do professor. Estudos sobre a problemática da formação do educador, sobre a profissão e o trabalho docente, além de estudos sobre as condições de trabalho e suas implicações sobre o professor como pessoa e como profissional deverão compor essa sessão de comunicação. Acreditamos que investir na compreensão das experiências de vida social e profissional desse grupo é fundamental para saber quem são, o que pensam e sentem, e como agem no cotidiano do trabalho.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Zenilda Botti (UFPA); Profa. Dra. Sonia Bertolo (UFPA). Ementa: O GT objetiva contemplar pesquisas e experiências outras sobre a qualidade do trabalho escolar; apreciação qualitativa da práxis docente; a reflexão crítica como fundamento da formação docente; a atuação profissional com fins emancipatórios: experiências de ensino e aprendizagem na escola; reflexões críticas sobre a formação docente ofertada nos cursos de Pedagogia; Atuação profissional alicerçada no compromisso com a humanização dos indivíduos; o trabalho docente na escola como categoria de análise e problematização como atividade pedagógica específica e especializada em conhecimentos e saberes; práticas inovadoras, centradas na produção do conhecimento e na sua socialização individual e coletiva, na perspectiva da formação humana.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Leandro Passarinho (UFPA). Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia da Educação para formação de professores. Contribuições das concepções psicológicas nos espaços e processos educativos. Desenvolvimento humano e aprendizagem e suas implicações pedagógicas em ambientes escolares e outros espaços educativos. Relações interpessoais no ambiente educativo. Processos cognitivos e metacognitivos. Produção de subjetividade a partir da escolarização. Contribuições da psicologia no processo educativo. Papel do psicólogo escolar: possibilidades e limites da intervenção. Atuação frente a queixas escolares específicas: conflitos, problemas/dificuldades de aprendizagem.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Raimundo Leite (UFPA); Prof. Dr. Wilson Barroso (UFPA). Ementa: O GT propõe discutir dimensões éticas fundamentais da profissão docente à luz de uma ética das profissões. Parte-se de uma configuração do âmbito próprio à ética das profissões, desenvolve-se alguns pressupostos da prática docente e chega-se à ética da profissão docente. O ensino religioso visto por vários aspectos: legal, da educação, da sociedade. Diferenças entre os diversos ensinos religiosos. Estudo de temas cotidianos que levam a melhorar o cidadão. Utilização de metodologias, didáticas e recursos nas aulas de ensino religioso.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Lino (UFPA); Prof. Dr. Benilton (UFPA); Profa. Dra. Maria Domingas Ferreira de Sales (UFPA); Prof. Sérgio Wellington Freire. Ementa: O GT pretende debater sobre práticas transdisciplinares e interdisciplinares na arte-educação; Ensino de arte no Brasil e perspectivas para a educação. Práticas escolares, formação de professores, arte e educação; arte-educação no Ensino Fundamental e Educação Infantil; Processos de criação e expansão através da integralização das linguagens: artes plásticas, música, teatro e dança; Pesquisas sobre Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular para o ensino da arte; Relatos de experiências sobre arte-educação em espaços escolares e não escolares. Arte/Educação no contexto de cursos de Pedagogia. Mediação cultural e formação artística em espaços educativos formais e informais. Formação continuada artística e estética para professores da Educação Básica.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Orlando Souza (UFPA); Prof. Dr. Evanildo Estumano (UFPA); Profa. Diselma Marinho Brito (IFPA); Profa. Eula Regina Lima Nascimento (UFPA); Profa. Joana Dárc de Vasconcelos Neves (UFPA). Ementa: O GT pretende debater sobre: Processos Históricos da EJA Políticas Públicas e a EJA; Formação e Práticas Docentes; Instrumentos de Avaliação, Metodologia de Ensino na EJA; Relação Professor Aluno no Contexto da EJA; Os Sujeitos da EJA; Juventude e formação na escola pública; juventude, formação e atuação no mercado de trabalho; juventude, cultura e identidade; pesquisa e juventude – propostas inovadoras de metodologias e técnicas de investigação com os jovens; juventude, formação humana e dialogicidade em Paulo Freire; organização da escola e valorização da cultura jovem; juventude, educação popular e formação em espaços não escolares; vivências da juventude no associativismo/cooperativismo.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo (UFPA); Marilena Loureiro (UFPA). Ementa: O GT propõe discutir a proposta de Educação Ambiental trazendo à tona a problemática de sua inaplicabilidade transversal nas escolas. Discutir a educação ambiental como um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida e para a preservação ecológica e a formação de sociedades socialmente justas e equilibradas. Estudos a revisão dos nossos currículos e dos processos educativos. Conceitos e as perspectivas em torno da Ética Planetária e da educação como pressuposto fundamental para a formação da consciência e cidadania planetárias.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Karla Almeida (UFPA); Profa. Ms. Maria do Socorro Vasconcelos Pereira; Prof. Manoel Carlos Guimarães da Silva. Ementa: Pretende reunir trabalhos que versem sobre as principais mudanças e características do ambiente universitário ao longo dos séculos no Brasil; a expansão da oferta e da procura do mercado universitário no mundo e seus aspectos contraditórios no Brasil; o espaço contraditório da universidade no mercado multidiverso do ensino superior; a mercantilização universidade; exigências de qualidade para o Ensino Superior, destacando a relevância da pesquisa e o papel da pós-graduação; regulação e corporativismo nas instituições de Ensino Superior, entraves a serem superados para a eficácia dessas instituições.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Fernando Filho (UFPA); Prof. Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira; Profa. Dra. Rosangela (UFPA). Ementa: As tecnologias e suas relações com os processos educativos. Pesquisas, experiências e reflexões teóricas com foco na formação de professores e pesquisadores críticos-reflexivos. O Ensino e as novas tecnologias. O paradigma pedagógico da informática educativa. Informática como Ferramenta de Apoio à Aprendizagem; Softwares educacionais livres; Metodologias específicas para uso de recursos tecnológicos; Projetos e programas governamentais de informática educativa no Brasil.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Socorro Coelho (UFPA); Prof. Dr. Leandro Klinayder (UFPA); Prof. Dr. Franciney Bentes (UFPA). Ementa: O GT pretende aglutinar trabalhos que versem sobre o princípio educativo dos Movimentos Sociais, sua luta política, empoderamento e resistência frente as contradições materiais de produção da existência. Debater questões que englobem: luta de classes; marxismo, anarquismo, sindicalismo, partidos políticos, experiências educativas (formal e informal), educação popular, educação do campo, MST, Feminismo, Indígenas, Negros, LGBTT, Habitação, Saúde, Ambiental, Estudantil, entre outros.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Ronaldo Araujo (UFPA); Prof. Dr. João Paulo (UFPA). Ementa: O GT pretende debater sobre as transformações produtivas e Educação Profissional; juventude, trabalho e educação. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil; Perspectivas Históricas e Filosóficas da Educação Profissional; Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração; Programas de Educação Profissional, Reformas, Crise e Cortes na Educação Brasileira; O Ensino Médio e a Profissionalização da Juventude.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Alessandro Frederico da Silveira (UEPB). Ementa: Debater às práticas pedagógicas voltadas ao ensino de ciências naturais (Biologia, Química, Física,...). Espera-se que os participantes socializem propostas e ações desenvolvidas no âmbito educacional, em especial, o papel das várias abordagens metodológicas e dos diversos recursos pedagógicos utilizados para a melhoria da qualidade do ensino dessas ciências, dando destaque aos desafios enfrentados e as possíveis alternativas encontradas em sua prática educacional.

Coordenadores/as: Profa. Dra. Dinair Leal da Hora (UFPA); Fabrício Aarão (UFPA). Ementa: O GT reunirá e discutirá trabalhos resultantes de atividades de ensino, pesquisa e extensão que tratem de Financiamento da educação básica no Brasil; controle social dos gastos públicos em educação; Processos de descentralização da gestão escolar, gestão escolar democrática e sua relação com a organização do trabalho escolar e gestão dos recursos financeiros da escola na perspectiva democrática.

Coordenadores/as: Prof. Ms. Jakson José Gomes de Oliveira (SEDUC/PA) Profa. Ms. Ana Lúcia Almeida de Oliveira (SEMED/Altamira) Ementa: A política nacional de formação de professores. Experiências exitosas do Parfor em nível norte e nordeste. A pesquisa nos cursos de formação de professores da política de formação. Relatos de experiências dos discentes e docentes do Parfor.

Coordenadores/as: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros (UFPA) Prof. Osvando dos Santos Alves (UEPA) Prof. Neivaldo Oliveira Silva (UEPA) Profa. Regiane da Silva Reinaldo (SEMEC/Belém) Ementa: Tratar as considerações que visam desenvolver, discutir e divulgar pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática, na educação básica ou superior. Em meio aos objetos de pesquisa traçados, destacam-se: materiais didáticos; tecnologias digitais voltadas ao ensino; a formação inicial e continuada de professores de Matemática; estratégias didáticas; práticas pedagógicas e abordagens alternativas, para o ensino de conteúdos e desenvolvimento de habilidades matemáticas por parte dos alunos do ensino fundamental, médio e superior da área de Matemática ou demais cursos em que a Matemática se faz presente.

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