ISBN: 978-85-92786-09-0

Anais do IX Fórum Internacional de Pedagogia III Seminário Nacional de Educação Básica Educação, Resistência e Liberdade: desafios pedagógicos de uma sociedade em transe

Apresentação

support

O Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED - constitui um espaço de comunicação, produção e democratização dos conhecimentos científicos produzidos na área da Educação. Promovido pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia - AINPGP, o FIPED visa estimular a produção e compartilhamento da produção científica entre profissionais da educação e, principalmente entre graduandos do curso de Pedagogia e áreas afins.

Este ano de 2017, entre os dias 08 e 11 de novembro, a Universidade Federal do Pará em Abaetetuba e Instituições parceiras estarão sediando a nona edição do Fórum Internacional de Pedagogia. Para esta edição terá como eixo temático: “EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA, LIBERDADE: DESAFIOS PEDAGÓGICAS DE UMA SOCIEDADE EM TRANSE” cujo intuito é viabilizar uma profícua discussão relativa as “reformas”, as mudanças decorrentes da crise brasileira nas esferas econômica, política e social que extrapolaram os limites e alcançaram o contexto educacional.

Em termos gerais, pretendemos que o IX FIPED possa contribuir para a efetivação de um modelo de universidade capaz de constituir-se espaço de discussões dos problemas presentes no contexto escolar/educacional, que tanto desafiam os profissionais da educação. E que as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural permitam a construção de um saber em conexão com a realidade na qual está inserida.

As Mesas Redondas, as Oficinas e as apresentações nos Grupos de Trabalhos permitirão uma ampla troca de experiências, de reflexões, de resultados e de novas questões que suscitam novas respostas. Não temos dúvida da efetiva contribuição para futuras pesquisas e para o sistema educacional em si reafirmando o compromisso com o educar para o pensar e para o agir no mundo de forma consciente e engajada.

A Universidade Federal do Pará em Abaetetuba abre as portas para recebê-los/as, será espaço de acolhimento e partilha de saberes, de trocas de conhecimentos oriundos das experiências e pesquisas educacionais entre diversos profissionais da educação em âmbito nacional e internacional.

Assim sendo, a Comissão Organizadora do IX FIPED convidam todas as pessoas interessadas na implementação e no fortalecimento da pesquisa desenvolvida na graduação em Pedagogia e em áreas afins, para participarem deste evento. Serão todos/as muito bem vindos/as ao IX FIPED Abaetetuba-PA.

COORDENAÇÃO IX FIPED-ABAETETUBA

COORDENAÇÃO GERAL

  • AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA – UFPA/ CAMPUS ABAETETUBA
  • CRISTIANE MARIA NEPOMUCENO – AINPGP - UEPB
  • RAIMUNDO ALBERTO FIGUEREDO DAMASCENO – UFPA/ CAMPUS BELÉM
  • COMISSÃO ORGANIZADORA

  • AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • RAIMUNDO ALBERTO FIGUEREDO DAMASCENO – UFPA/CAMPUS BELÉM
  • BRUNO RODRIGUÊS DOS SANTOS - – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS PEREIRA – SEDUC/ABAETETUBA
  • MARIA BÁRBARA DA COSTA CARDOSO – SEMEC/ABAETETUBA
  • CRISTIANE MARIA NEPOMUCENO – AINPGP/UEPB
  • GRAÇA ELDA VASCONCELOS – IFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • MARIA DO SOCORRO CARVALHO ARAUJO – SEMEC/ABAETETUTUBA
  • MARIA HELENA DE LIMA FREITA – SEMEC/ABAETETUBA
  • WILLIAM ALEXANDRE DA SILVA – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • GRACIELE NOGUEIRA DOS PRAZERES – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • ALINE GONSALVES BATISTA DA SILVA – IFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • VIVIAN DA SILVA LOBATO - UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • MARCELO PUSTILNIK DE ALMEIDA VIEIRA – AINPGP/ UFSM
  • DEDIVAL BRANDÃO – UFPA/CAMPUS ABAETETUBA
  • ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS

  • VIVIAN DA SILVA LOBATO
  • MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS
  • MARIA BARBARA DA COSTA CARDOSO
  • BRUNO RODRIGUÊS DOS SANTOS
  • CULTURAL

  • WILLIAM ALEXANDRE DA SILVA
  • DEDIVAL
  • ANDRÉA PACHECO
  • ROSIANE PEIXOTO DE MORAIS
  • INCLUSÃO

  • SOCORRO ARAÚJO E HELENA FREITAS
  • MONITORES

  • SOCORRO VASCONCELOS
  • WILLIAM
  • EQUIPE TECNICA DE APOIO

  • 40 – CSFX
  • 60- NOS ALOJAMENTOS
  • EXPOSIÇÃO

  • ALINE (IFPA)
  • WILLIAM (UFPA)
  • Anais IX FIPED

    A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA COMUNIDADE DE PESCADORES PORTO ALEGRE-MUNICÍPIO DE MARAPANIM-PA

    A LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DA AQUISIÇÃO DA LEITURA: ATRAVÉS DO LÚDICO NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE ALUNOS DO 3º ANO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE PARINTINS-AM

    AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA PERSPECTIVA DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: UM ESTUDO COM AS CRIANÇAS DO 2º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE PARINTINS-AM

    CRIANÇAS E LEITURA: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE FORMAÇÃO LEITORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA: O PAPEL DA ESCOLA, DOS PROFESSORES E DA FAMÍLIA NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A IMPORTANCIA DE UM AMBIENTE ESCOLAR QUE FAVOREÇA UM REFORÇO DE QUALIDADE

    E ESSA LENDA, VAMOS RECONTAR? A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS PRAZEROSOS A PARTIR DA LENDA AMAZÔNICA DO BOTO

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA

    ENTRELAÇOS DE ALFABETIZAÇÕES: O INÍCIO DE UMA ÚNICA GRAFIA

    LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZAR LETRANDO NA PERSPECTIVA FONÉTICA E FONOLÓGICA

    MEMÓRIAS DE LEITURA DE PROFESSORES-ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    METODOLOGIAS DIÁLOGICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES : A RESPONSIVIDADE DOCENTE

    O USO DO GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)

    OS “CONTOS DE FADAS” COMO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL NA CIDADE DE PARINTINS/AM

    RISCOS E RABISCOS: O QUE AS PROFESSORAS PENSAM SOBRE OS DESENHOS DAS CRIANÇAS DE CINCO ANOS

    A ATUAÇÃO DAS ESCOLAS DE IMPERATRIZ-MA FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS PEQUENAS

    A FALTA DE INTÉRPRETE NA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO SURDO NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BARCARENA-PARÁ

    A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS OU ESPECÍFICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO À LUZ DA PSICOPEDAGOGIA: um relato de experiência

    A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO: UMA QUESTÃO DE DIREITO

    A inclusão escolar de uma estudante com deficiência física na Escola Professor Paulo Freire: um estudo de caso

    A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA EMEIF ROTARY- BELÉM/PA

    A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA CEPAL, ABAETETUBA-PARÁ

    A REDAÇÃO COMO FATOR PRIMORDIAL NA EXPOSIÇÃO DE IDEIAS DE COMBATE AO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

    ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE: PROMOVENDO DISCUSSÕES SOBRE O TEMA NA UNIFESSPA

    BARREIRAS ATITUDINAIS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS DO CURSO LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS CCSE/BELÉM

    CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PESTALOZZI NO CONTEXTO MODERNO E CONTEMPORÂNEO

    DIMENSÃO ÉTNICA E AS RESSIGNIFICAÇÕES DA IDENTIDADE CAMPONESA: ESTRATÉGIAS PARA UMA PEDAGOGIA DE RESISTENCIA

    DISCURSOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ENTRE PRÁTICAS E DESAFIOS

    EDUCAÇÃO BILÍNGUE: UMA ANÁLISE DOS AVANÇOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM IMPERATRIZ- MA

    EDUCAÇÃO ESPECIAL: DISCUTINDO DISLEXIA E DISCALCULIA COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NO PROJETO INTERDISCIPLINAR- PIBID

    ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    ESTRÁTEGIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

    FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS INDÍGENAS: UM OLHAR PARA INCLUSÃO

    IMAGENS INCLUSIVAS: ensinando com Arte o aluno com e sem Deficiência Intelectual em uma sala regular

    INCLUSÃO DE UM ALUNO SURDO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR DE IMPERATRIZ - MA

    INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MAROJA NETO

    O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

    O DESENVOLVIMENTO, INTERVENÇÃO EDUCATIVA E A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIENCIA VIVIDA NA E.E.E.F MARIA ROSA GATTORNO

    O ENSINO DA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM MÉTODO INOVADOR EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE

    O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NOS ANOS INICIAIS

    O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO COMO INTERFACE DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA : RELATO DE EXPERIENCIA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL -ANOS INICIAIS

    PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE IMPERATRIZ-MA

    REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

    SÍNDROME DE DOWN E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO DE CASO

    TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA E A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    UMA ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA HISTÓRICO/SOCIAL/EDUCACIONAL DE ENFRENTAMENTOS E CONQUISTAS DE IDENTIDADE DA/NA PESSOA SURDA (OS)

    A “EDUCAÇÃO INTEGRAL” EM TEMPO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA

    A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA EMEF ANA FALEIRO NO MUNICÍPIO DE PLACAS-PA

    A IMPORTÃNCIA DO CICLO ALFABETIZADOR NA CONTINUAÇÃO DAS SÉRIES POSTERIORES: Discussões necessárias à contemporaneidade

    A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM

    A INFLUÊNCIA DA CEPAL NA EDUCAÇÃO

    A POLÍTICA EDUCACIONAL EM IGARAPÉ-MIRI: UMA ANÁLISE DA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

    A VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DOS AVANÇOS LEGAIS AOS DESAFIOS REAIS EM “TEMPOS DE CRISE”

    ATUAÇÃO DO BANCO MUNDIAL NA EDUCAÇÃO: UM PROJETO HEGEMÊNICO CAPITALISTA

    CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM - PA

    EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA COMO CAMPOS DE DISPUTA HEGEMÔNICA

    EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UM CAMINHO ALÉM DO MERCADO DE TRABALHO

    GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA E UTILIZAÇÃO DE TICS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

    GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR

    GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

    GESTÃO EDUCACIONAL: O CUIDADO COM O AMBIENTE DA ESCOLA MÁCARIO FELIPE ANTONIO NO MUNICIO DE IGARAPÉ-AÇU

    GESTÃO ESCOLAR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS: DEAFIOS E CONTRIBUIÇÕES À IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO PARÁ

    INFLUÊNCIAS DO BIRD PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

    O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO GOVERNO MICHEL TEMER

    O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO CICLO ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

    O PDE ESCOLA NA GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: O CASO DA ESCOLA FORTE AMBÉ EM ALTAMIRA- PARÁ

    O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS-PAR (2007-2011)1: reflexões acerca da avaliação da aprendizagem

    O PROCESSO DO PLANEJAMENTO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS-AM

    O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA UEACO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

    UM OLHAR SOBRE A EXECUSSÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PARÁ

    AS IDENTIDADES DE GÊNERO CONSTITUÍDAS PELA LINGUAGEM E PELO PODER

    EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DA TEMÁTICA DE GÊNERO A PARTIR DA PROPOSTA DO PNEDH PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

    EMMY NOETHER: A GENIALIDADE E COMPETÊNCIA FEMININA NA HISTÓRIA DA FÍSICA E MATEMÁTICA

    ESTUDO DE CASO SOBRE AS MULHERES AGRICULTORAS DA COMUNIDADE DE ITACUPÉ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, PARÁ

    GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS IDENTIDADES MASCULINAS

    IDENTIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO: DIÁLOGOS COM OS JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

    O BRINQUEDO DE MIRITI E A REPRESENTAÇÃO CULTURAL DOS CORPOS FEMININOS E MASCULINOS: TÓPICOS PARA O CURRÍCULO

    O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA MULHER NEGRA ATRAVÉS DE SUA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ARAPAPUZINHO -ABAETETUBA/PA

    O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM VERSUS A CONDIÇÃO SOCIAL DO CANDIDATO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

    PET INTERDISCIPLINAR CONEXÕES DE SABERES1 – UFPA: DISCUSSÃO E FORMAÇÃO COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS HISTÓRICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO PROGRAMA VALE JUVENTUDE

    UM EXEMPLO POSITIVO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA UEAP: A PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO PROTAGONISMO DE UMA ACADÊMICA

    UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO EDUCACIONAL DA SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

    VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS E SOCIAIS

    A ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS: PRÁTICAS E REFLEXÕES

    A EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DE PRESSSUPOSTOS AGROECOLÓGICOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NO IFPA

    A POLÍTICA TERRITORIAL DE TRANSPORTE ESCOLAR RIBEIRINHO EM CAMETÁ-PA

    A REALIDADE EDUCACIONAL DA COMUNIDADE DO LIVRAMENTO: ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ARIENGA – BARCARENA-PA

    A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E COLETIVOS EM VIVÊNCIAS DA POBREZA NA AMAZÔNIA PARAENSE: O CASO DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA

    A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NA ESCOLA E.E.F. M DO CAMPO PROFESSORA BENEDITA LIMA ARAÚJO ZONA RURAL DE ABAETETUBA-PA

    A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DOS POVOS DO CAMPO EM DIÁLOGO COM O MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BAIXO ITACURUÇÁ. ABAETETUBA/PA

    CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLAS CAMPESINA

    DESAFIOS DO DOCENTE URBANO NA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NA CIDADE

    EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ESCOLARIZAÇÃO DA JUVENTUDE RURAL TOCANTINA – VISIBILIDADES E DINÂMICAS DO PRONERA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ

    EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ASSENTAMENTO DENIS GONÇALVES: DA CONQUISTA DA TERRA À CONQUISTA DA ESCOLA

    EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICIPIO DE TOMÉ-AÇU: DO MULTISSERIADO A NUCLEÇÃO

    EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIO DA UNIDOCÊNCIA

    EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DUAS ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA

    FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA

    MANEJO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA FARINHA DE MADIOCA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS PRODUTORES RURAIS DA COMUNIDADE CUPIJÓ NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA

    O ENSINO DE CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

    O JOVEM E A RELAÇÃO COM O SABER: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA CRESCENDO NA PRÁTICA DO ASSENTAMENTO PALMARES II/PA

    POR QUE FALAR SOBRE MULTISSÉRIE?

    POVOS DO CAMPO E A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO HUMANA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

    PRÁTICAS DE PROFESSORES RIBEIRINHOS EM TURMAS MULTIANOS EM PONTA DE PEDRAS – PARÁ

    REALIDADE SOCIOEDUCACIONAL DA COMUNIDADE NOVA AMÉRICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PÚBLICA “JONNATAS ATHIAS”

    TERRITÓRIO QUILOMBOLA E OS DESAFIOS ACERCA DO PROCESSO DE TITULAÇÃO

    UM OLHAR ACERCA DOS DESAFIOS EDUCACIOAIS NAS COMUNIDADES EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA PARAENSE

    A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA VIVENCIADA NO PIBID PEDAGOGIA – UFPA NA E.E.E.F.M PRESIDENTE COSTA E SILVA

    A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS NA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA, EM BELÉM DO PARÁ

    AÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS SENSORIAS NA ESCOLA ESTADUAL VILHENA ALVES

    ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CLUBE DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

    DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGEM DOCENTE A PARTIR DO PIBID/UEA

    EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS FORMATIVAS PARA OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA PIBID DIVERSIDADE/UFPA

    INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MAROJA NETO

    INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE PFEIFFER: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.F. PROFESSOR PAULO FREIRE

    INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA PUBLICA E MUNICIPAL DE BELÉM

    INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM TEA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PAULO FREIRE

    MEMÓRIAS DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DAS MULHERES-EDUCADORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA – PARFOR

    O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO REGULAR: DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS NA ESCOLA ESTADUAL PRES. COSTA E SILVA EM BELÉM DO PARÁ

    PIBID DIVERSIDADE: A UTILIZAÇÃO DO BINGO MATEMÁTICO COMO RECURSO METODOLOGICO NA SALA DE AULA

    PIBID: OFICINA DE MICROSCOPIA, A EXPERIMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA

    PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CAMPO AMBIENTAL: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA/PIBID PEDAGOGIA

    A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS “PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ”: O PROBLEMA DO MICROSCÓPIO CASEIRO

    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: BREVES REFLEXÕES

    A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas no município de Araguatins

    A FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E SEUS ESDOBRAMENTOS NA RESPONSABILIZAÇÃO DE PROFESSORES: O CONTEXTO DA ESCOLA BOSQUE

    A FORMAÇÃO DE LEITORES: CONTEXTOS HISTÓRICOS DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO BRASIL DE 1549 A 1945

    A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA

    A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

    AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

    CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FORMAÇÃO INICIAL

    DOCÊNCIA NO ENSINO PROFISSIONAL: MOTIVAÇÕES DO SER PROFESSOR

    EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE A AUTOESTIMA DE DISCENTES NEGROS À LUZ DA LEI 10639/2003 NA UNIDADE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DOM JOSÉ DE MEDEIROS DELGADO

    Formação continuada: Saberes e práticas de professores nas séries iniciais da Educação Básica com ênfase na linguagem

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO: possibilidade de reflexões sobre a prática

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA-CASTANHAL

    Formação de Professores: Reflexões sobre a docência

    FORMAÇÃO DOCENTE E MULTICULTURALISMO: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

    FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA DO PROFESSOR

    FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE E DIFERENÇAS

    FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA

    INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS: UMA INTRODUÇÃO

    LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA: O QUE ESPERAM DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

    MIGRAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR

    O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: O QUE REVELAM AS PRODUÇÕES ESCRITAS NO PERÍODO DE 2008 A 2015?

    O PEDAGOGO E O MERCADO ATUAL DE TRABALHO: FOMAÇÃO EM FOCO

    O PNAIC NA AMAZÔNIA BRAGANTINA: um estudo sobre formação de professores e práxis pedagógica em classes multisseriadas

    SABERES NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÂO INFANTIL: ENSINAR PARA CONDIÇÃO E COMPREENSÃO HUMANA

    SATISFAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: percepção dos professores da Educação Básica em Altamira-PA

    TRABALHO DOCENTE EM FOCO: DEBATES A PARTIR DOS ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED)

    A GEOGRAFIA E O USO DE MULTIMEIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UM OLHAR SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL GIOVANNI ZANNI: IMPERATRIZ- MA

    A MITOPOÉTICA CULTURAL AMAZÔNICA COMO ELEMENTO EDUCATIVO SOCIALIZADOR

    A PEDAGOGIA E A CIÊNCIA (S) DA EDUCAÇÃO: UM NOVO PENDOR LATINOAMERICANO

    A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIDOCENTE

    A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ALTERNATIVO, UM MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ENEDINA SAMPAIO MELO/IGARAPÉ-MIRI/PA

    A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

    AÇÃO LITERARIA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

    ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL: O DEVER/SER PEDAGÓGICO E SANCIONATÓRIO E SEUS REFLEXOS NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    AMAZÔNIA (S) QUE (RE) CONHEÇO: ENCONTRO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO E FILOSOFIA FREIREANA EM ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM

    AS DIMENSÕES DA CRIATIVIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR DISCENTE SOBRE A DISCIPLINA CRIATIVIDADE DO PPGCIMES/UFPA

    AS VOZES DOS ALUNOS E SUAS DEFINIÇÕES DE UM “BOM” PROFESSOR

    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE ENSINO CENTRADA NO ESTUDANTE GALLERY WALK SEGUNDO OS ACADÊMICOS DO 3º SEMESTRE DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFMT CAMPUS CONFRESA

    CANTINHO DA LEITURA ITINERANTE: O BRINCAR COMO EXTENSÃO À COMUNIDADE

    CINEMA E EDUCAÇÃO BÁSICA: NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES

    CONTRIBUIÇÕES DO “SISTEMA PREVENTIVO DE BOM BOSCO” PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

    DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

    DIVERSIDADE E IDENTIDADE SOCIOCULTURAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS AMAZÔNIDAS EM UM AMBIENTE HOSPITALAR

    EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA

    EFICÁCIA DO FACILITADOR MESTRE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP/PBL) EM CURSOS DE FÉRIAS

    ELABORAÇÃO DE PARÓDIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL

    ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS

    ESCREVENDO E DESENHANDO: UM ENCONTRO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO POSSÍVEL NA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA

    ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM

    INOVAÇÃO EM PROCESSO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DA UFRA

    JOGOS COOPERATIVOS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    MATEMATICANDO: ensinar e aprender matemática em contexto lúdico

    MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

    MULTIPLICANDO COM O VARAL MATEMÁTICO

    NÍVEIS COGNITIVOS DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NO ENSINO INVESTIGATIVO

    O “GÊNERO ENEM” E O PROJETO DE REDAÇÃO E TUTORIA EM CONTEXTO DE CIBERCULTURA

    O ESPORTE INDÍGENA RONKRÃN: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

    O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESPAÇO DE “UTOPIAS E HETEROTOPIAS

    O LUGAR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA E.M.E.F. PROFESSORA OSMARINA ANDRADE DOS SANTOS, NA LOCALIDADE DE PACAJÁ/CAMETÁ-PA

    O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM

    O USO DE IMAGENS COMO METODOLOGIA PARA ENSINAR DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

    OS DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ

    PEDAGOGIA HOSPITALAR: O CONTO DE LENDAS AMAZÔNICAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EM UNIDADES PEDIÁTRICAS

    PESQUISA CIENTIFICA: DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA FACULDADE DA AMAZÔNIA NO ANO DE 2016

    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

    PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIÊNTIFICA (PDEC): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

    REFLEXÕES SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO IFPA CAMPUS ABAETETUBA

    SABERES DOCENTES E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS RIBEIRINHA

    SUCESSO ESCOLAR SOCIALMENTE REFERENCIADO: PERFIL DE DISCENTES E FAMILIARES

    UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA

    USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO E PROMOVER APRENDIZAGENS

    A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA

    A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS “PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ”: O PROBLEMA DO MICROSCÓPIO CASEIRO

    A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

    A RELAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA E NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS

    A RELAÇÃO ENTRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FAMÍLIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE SÁTIRO

    AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL

    AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA A PARTIR DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA

    BRINCANDO E APRENDENDO: Uma experiência com jogo matemático

    INCLUSÃO X EXCLUSÃO: o paradoxo de duas ações que se camuflam nos discursos

    O AFETIVO E O COGNITIVO NAS RELAÇOES DE CONHECIMENTO: UM OLHAR PARA O SENTIR E O PENSAR HUMANO NO PROCESSO EDUCATIVO

    O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL POR MEIO DAS LENDAS REGIONAIS: COMPREENSÃO E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM UM C.E.I. NO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM

    OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO PSICO-SOCIAL INFANTIL: ANÁLISE DO FILME “O MENINO SELVAGEM” DE FRANÇOIS TRUFFAUT

    PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIÊNTIFICA (PDEC): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

    PSICOMOTRICIDADE E A EDUCAÇÃO

    Refletindo os percalços do protagonismo estudantil: uma abordagem psicopedagógica

    “TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO”: UM ESTUDO SOBRE O USO DO TELEFONE CELULAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EMEF MAGALHÃES BARATA

    A ARTE CONTEMPORÂNEA SEGUNDO PAOLO SORRENTINO EM “A GRANDE BELEZA”

    A CANOA COMO ARTEFATO INTEGRADOR DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA

    A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS EM AULAS DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO PADRÃO ARGUMENTATIVO DE TOULMIN

    A CULTURA PERIFÉRICA NA ESCOLA: O HIP HOP COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

    A DISPERSÃO DA CULTURA E DA IDENTIDADE NO PROGRESSO EDUCACIONAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RIO GENIPAUBA

    A DITADURA MILITAR E A LEI Nº 5.692/71

    A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM DIREITO DAS CRIANÇAS: LIMITES E DESAFIOS PARA AS CAMADAS POPULARES NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ

    A ESCOLA DO CAMPO MAXIMINIANO ANTÔNIO RODRIGUES DA COMUNIDADE MURUTINGA, ABAETETUBA- PARÁ, BRASIL

    A ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE “PERPETUAÇÃO” DAS CULTURAS LOCAIS NA COMUNIDADE RURAL NO PARÁ - VILA VERA CRUZ

    A ESCOLA QUILOMBOLA SÃO JOÃO BATISTA NO FAZER DO CURRÍULO RIBEIRINHO QUILOMBOLA

    A EVASÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

    A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS “PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ”: O PROBLEMA DO MICROSCÓPIO CASEIRO

    A FALTA DE INTÉRPRETE NA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO SURDO NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BARCARENA-PARÁ

    A GEOGRAFIA E O USO DE MULTIMEIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UM OLHAR SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL GIOVANNI ZANNI: IMPERATRIZ- MA

    A GESTÃO PARTICIPATIVA E O CONSELHO ESCOLAR1 - EIXO TEMÁTICO: GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    A IMPORTÃNCIA DO CICLO ALFABETIZADOR NA CONTINUAÇÃO DAS SÉRIES POSTERIORES: Discussões necessárias à contemporaneidade

    A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM

    A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE ESCOLAR NO PROCESSO EDUCACIONAL DA E.M.E.F. PROFESSORA RAIMUNDA MACIEL DE AQUINO, CAMETÁ-PA

    A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES NO AMAPÁ (SÉCULO XX)

    A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS NA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA, EM BELÉM DO PARÁ

    A LGBTTFOBIA NAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO

    A MULHER NA HISTÓRIA E NA LITERATURA: TRAÇOS BIOGRÁFICOS DE NÍSIA FLORESTA

    A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

    A PRAÇA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: PAISAGEM PATRIMONIALIZÁVEL

    A REALIDADE EDUCACIONAL DA COMUNIDADE DO LIVRAMENTO: ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ARIENGA - BARCARENA - PA

    A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

    A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NA ESCOLA E.E.F. M DO CAMPO PROFESSORA BENEDITA LIMA ARAÚJO ZONA RURAL DE ABAETETUBA-PA

    A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS DOS POVOS DO CAMPO EM DIÁLOGO COM O MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BAIXO ITACURUÇÁ. ABAETETUBA/PA

    ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE: PROMOVENDO DISCUSSÕES SOBRE O TEMA NA UNIFESSPA

    AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

    AÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS SENSORIAS NA ESCOLA ESTADUAL VILHENA ALVES

    ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM/PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL: O DEVER/SER PEDAGÓGICO E SANCIONATÓRIO E SEUS REFLEXOS NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM MUNICIPIO DE IGARAPÉ-MIRI-PA

    ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS: PRÁTICAS E REFLEXÕES1 COMUNICAÇÃO ORAL

    AMAZÔNIA (S) QUE (RE) CONHEÇO: ENCONTRO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO E FILOSOFIA FREIREANA EM ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM

    AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

    AMIA: 31 ANOS DE ATUAÇÃO NA LUTA PELO DIREITO DO POVO DAS ILHAS DE ABAETETUBA

    ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE DISCENTES DE UMA COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, ESTADO DO PARÁ

    AS CRIANÇAS E OS BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCOBRINDO A CULTURA DE PARES EM UM CENTRO EDUCATIVO NO MUNICIPIO DE PARINTINS/AM

    AS DIFERENTES FORMAS DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO PARAENSE E A (RE) PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES

    AS NOVAS PERSPECTIVAS DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS

    AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUE ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA CURRICULAR NAS SRM?

    AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO HOSPITAL REGIONAL DE CAMETÁ

    BARREIRAS ATITUDINAIS NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DE ALUNOS DO CURSO LETRAS/LIBRAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS CCSE/BELÉM

    BREVE RELATO DO MODELO CURRICULAR DA ESCOLA DO CAMPO PROFESSORA BENEDITA LIMA ARAÚJO DA COMUNIDADE DE MURUTINGA, ABAETETUBA, PARÁ, BRASIL

    CANTINHO DA LEITURA ITINERANTE: O BRINCAR COMO EXTENSÃO À COMUNIDADE

    CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM INHANGAPI-PA

    DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

    DIÁLOGOS SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BRAGANÇA – PA

    DIDÁTICA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO DIÁLOGO COM AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    DIFERENTE SOU, DIFERENTE É VOCÊ: TECENDO CAMINHOS PARA O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS COM UMA TURMA DO JARDIM I

    DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA SOBRE SEUS PROCESSOS FORMATIVOS?

    DISCRIMINAÇÃO RACIAL NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    DISCURSOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ENTRE PRÁTICAS E DESAFIOS

    E ESSA LENDA, VAMOS RECONTAR? A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS PRAZEROSOS A PARTIR DA LENDA AMAZÔNICA DO BOTO

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA TENDÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA

    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PRÁTICA A SER CONTADA

    EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA-PA

    EDUCAÇÃO URBANOCÊNTRICA EM UMA ESCOLA NO CAMPO: O CASO DO ENSINO MÉDIO

    ENSAIANDO A CIDADANIA: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO BAIRRO DA TERRA FIRME

    ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR PARA TRABALHAR MÉTODOS ALTERNATIVOS

    ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS

    ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLA PÚBLICA: Concepções e práticas

    ENTRE ESTRADAS E RIOS, MADEIRAS E TIJOLOS: AS ESCOLAS DOS DOCENTES ALFABETIZADORES DO PARFOR EM PONTA DE PEDRAS-PA

    ENTRELAÇOS DE ALFABETIZAÇÕES: O INÍCIO DE UMA ÚNICA GRAFIA

    ESCOLA DO CAMPO E O FAZER PEDAGÓGICO: UMA DISCUSSÃO NA ESCOLA SÃO MIGUEL II - ABAETEZINHO - ABAETETUBA-PA

    ESCOLA DO CAMPO, O PAPEL DO PROFESSOR E A RELAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE

    ESCOLA DO CAMPO: IMPORTANTE PARA A FAMÍLIA? ATÉ QUANDO?

    ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA EDUCACÃO INFANTIL NA E.M.E.I.F FIRMO ALVES CABRAL NO MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA

    ESTUDO DE CASO SOBRE AS MULHERES AGRICULTORAS DA COMUNIDADE DE ITACUPÉ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, PARÁ

    EXCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA SOCIEDADE OUVINTE. ATÉ ONDE A ESCOLA CONTRIBUI PARA ISSO?

    FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SETE DE SETEMBRO DE TOCANTINÓPOLIS/TO

    FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: UM CRIME CONTRA OS DIREITOS HUMANOS

    FEIRA DE LIVRE DA CIDADE DE ABAETETUBA: PAISAGEM PATRIMONIALIZÁVEL

    FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

    FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁGIO NA MODALIDADE PARFOR: OS RISCOS DE SUBSUNÇÃO DO SABER TEÓRICO PELO SABER FAZER DOCENTE

    FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA

    FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PNAIC: O QUE DEIXOU PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL?

    GÊNERO E JUVENTUDE NO CONTEXTO ESCOLAR: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    GÊNEROS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA E IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR

    GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

    GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES PARA TRANSFORMAÇÃO E AUTONOMIA DA ESCOLA

    GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA: ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO

    HISTÓRIA E MEMORIA DA ESCOLA EDUARDO ANGELIM II: DESDE SUA FORMAÇÃO AOS DIAS ATUAIS

    HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS DAS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO

    INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE PFEIFFER: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.F. PROFESSOR PAULO FREIRE

    INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

    JOGO “MEMÓRIA DAS INTEGRAIS” COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DAS INTEGRAIS NO CÁLCULO INTEGRAL

    JOGOS COOPERATIVOS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    JUDITH BUTLER: POR UMA PEDAGOGIA SUBVERSIVA DECOLONIAL DE GÊNERO NO CENÁRIO EDUCACIONAL, SOCIAL E CULTURAL BRASILEIRO

    LEI 10.639/2003: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS EM BRAGANÇA-PA

    LEI Nº 10.639/2003: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENTORNO DE MANGUEZAIS DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU (RESEX-MAR) EM BRAGANÇA-PA

    LENDAS, PARLENDAS E CONTOS: ENSINANDO COM A CULTURA POPULAR

    LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA: O QUE ESPERAM DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

    LUDICIDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA A FORMAÇÃO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    MATERIAL LÚDICO PEDAGÓGICO E SUA REUTILIZAÇÃO EM BENEFÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE

    MIGRAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR

    MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE FARINHA EM DUAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO IGARAPÉ MARUPAÚBA, TOMÉ AÇU, PARÁ

    MULTIPLICAÇÃO NA HORTA: um modelo de práxis educativa

    MULTIPLICANDO COM O VARAL MATEMÁTICO

    O BRINQUEDO DE MIRITI COMO CULTURA NO CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA

    O conceito de juventude a partir de uma análise teórica

    O CONTEXTO EDUCACIONAL DA EJA NA ESCOLA MARIA DO CARMO

    O CURRÍCULO NA ESCOLA DO CAMPO: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E INOVAÇÃO

    O DESENHO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    O DESENVOLVIMENTO, INTERVENÇÃO EDUCATIVA E A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIENCIA VIVIDA NA E.E.E.F MARIA ROSA GATTORNO

    O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO GOVERNO MICHEL TEMER

    O ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE EMANCIPA DE CURSINHOS POPULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSINHO JOSÉ CLAUDIO E MARIA EM MARABÁ-PA

    O Ensino Médio na Amazônia Paraense: Uma análise das Políticas Educacionais do Ensino Médio em Escolas de Abaetetuba-Pa

    O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

    O IDEAL REPUBLICANO, A EDUCAÇÃO E OS GRUPOS ESCOLARES NO PARÁ

    O JOVEM E A RELAÇÃO COM O SABER: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA CRESCENDO NA PRÁTICA DO ASSENTAMENTO PALMARES II/PA

    O LUGAR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA E.M.E.F. PROFESSORA OSMARINA ANDRADE DOS SANTOS, NA LOCALIDADE DE PACAJÁ/CAMETÁ-PA

    O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO CICLO ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

    O PROCESSO DE LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES

    O PROFESSOR DA GERAÇÃO Z: DO “DETENTOR DO CONHECIMENTO PARA O ORIENTADOR DO CONHECIMENTO”

    O SAMBA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA INTEGRADA

    O SisPAE COMO FERRAMENTA DA GESTÃO PÚBLICA

    O SOME ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA NO CONTEXTO DA ESCOLA EDUARDO ANGELIM II

    O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO REGULAR: DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS NA ESCOLA ESTADUAL PRES. COSTA E SILVA EM BELÉM DO PARÁ

    OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA DO CAMPO: NA PERSPECTIVA DO ENSINO E APRENDIZAGEM

    OS DESAFIOS DA ESCOLA DO CAMPO EM PERÍMETRO PERIURBANO

    PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS SOBRE O LIXO EM ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI, ESTADO DO PARÁ

    PERFIL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARRAIAS

    PIBID DIVERSIDADE: A UTILIZAÇÃO DO BINGO MATEMÁTICO COMO RECURSO METODOLOGICO NA SALA DE AULA

    PIBID DIVERSIDADE: CONTEXTO E FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, ABAETETUBA-PA

    PIBID-DIVERSIDADE: RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, PA

    PLANEJAMENTO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS RESSIGNIFICADO PELA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

    PLATAFORMAS VIRTUAIS PARA APOIO EDUCACIONAL

    POPULAÇÃO RIBEIRINHA, DEMANDAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO NA ESCOLA 15 DE AGOSTO NO RIO ABAETÉ

    Prática pedagógica em escola multisseriada na comunidade quilombola Forte do Castelo, Tomé Açu-PA

    PROBLEMATIZANDO QUESTÕES DE SEXUALIDADE E GÊNERO COM CRIANÇAS DO CLUBE DE CIÊNCIAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA

    PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A CONDICIONALIDADE FREQUÊNCIA ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DA ESCOLA MUNICIPAL LICA ALVES (BREVES/MARAJÓ/PA)

    PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DO PARÁ

    QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS

    REFLEXÕES SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO IFPA CAMPUS ABAETETUBA

    RELIGIOSIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DAS BAIXAS EFEVERCENCIAS DAS LUTAS SOCIAIS

    RESIDÊNCIA AGRÁRIA JOVEM: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO QUE INTEGRA PESQUISA, PRÁTICA E ENSINO

    REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

    SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME) E A INCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO

    TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FACILITADORAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS

    TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA E A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    TERRITÓRIO QUILOMBOLA E OS DESAFIOS ACERCA DO PROCESSO DE TITULAÇÃO

    TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS TRABALHADORES

    UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA SEM DEFINIÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR1: DESAFIOS PARA INCLUSÃO

    UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA

    UM EXEMPLO POSITIVO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA UEAP: A PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO PROTAGONISMO DE UMA ACADÊMICA

    UM OLHAR ACERCA DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS NAS COMUNIDADES EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA PARAENSE

    UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA TRANSDISCIPLINAR COM PROFESSORES E ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

    UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DE AMOSTRAS BOTÂNICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSORA TEREZINHA DE JESUS FERREIRA LIMA, ABAETETUBA-PARÁ

    UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA PYSIOGAME NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ESTUDOS DE SENTENÇAS MATEMÁTICAS NO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO

    VIAGEM HISTÓRICA SOBRE A PRESENÇA DA MULHER NO MAGISTÉRIO ESPANHOL

    TOP